Artista responsável pelo Galo Gigante assumiu posto após pitaco no Facebook; conheça quem faz alegoria mais famosa do carnaval do Recife
23/02/2025
(Foto: Reprodução) Morador comentou nome do artista na página da prefeitura, que acatou a sugestão. Alegoria vai ficar de pé no dia 26 de fevereiro, na Ponte Duarte Coelho. Leopoldo Nóbrega fala sobre preparação do Galo Gigante do carnaval do Recife
Todo ano, uma escultura imponente de mais de 30 metros surge sobre a Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, anunciando a chegada do Carnaval. O Galo Gigante se tornou um dos maiores símbolos da festa e, por trás dele, está o trabalho minucioso de um grupo de artistas e sua equipe.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
Leopoldo Nóbrega, multiartista e cenógrafo, é o nome por trás da concepção do galo desde 2019. Ao seu lado, Germana Xavier, sua irmã e produtora, garante que cada detalhe da escultura ganhe vida e chegue à ponte em tempo hábil para a folia.
Mas, afinal, como alguém vira especialista em construir um galo de mais de 30 metros em cima de uma ponte no Centro do Recife?
O convite para Leopoldo assumir o projeto partiu de uma sugestão inesperada. Em 2018, Rivaldo Barbosa, morador da Bomba do Hemetério e frequentador das oficinas da Arte Plenna, ateliê dos irmãos Nóbrega, sugeriu o nome do artista em uma publicação da prefeitura do Recife.
"Quando nos chamaram para uma reunião na prefeitura, nem acreditamos. De repente, estávamos discutindo sobre o Galo Gigante", relembra Germana Xavier.
Com ampla experiência em trabalhos de cenografia, Leopoldo Nóbrega costuma dizer que tem uma formação "transdisciplinar".
"Sou um químico que é ceramista. Para entender melhor a cerâmica, eu sou químico. Depois, me formei em administração, fiz pós-graduação em arteterapia. Todos esses são elos que ajudam a construir uma estrutura gigante, que tem projetos e demandas gigantes", disse.
Porém, segundo ele, a parte técnica, embora essencial, não é nem de longe o desafio mais difícil de resolver para que, na quarta-feira pré-carnaval, o gigante esteja de pé na Ponte Duarte Coelho.
"A gente sabe que a variante mais complexa é as pessoas. A gente tem a variante dos materiais, conhecimento técnico das coisas com que estamos trabalhando, a capacidade de enredamento disso de forma conceitual e artística. Uma preparação para fazer um galo gigante é uma preparação de quase 40 anos de história e de trabalho", afirmou.
Ao todo, segundo ele, cerca de 200 pessoas estão envolvidas na construção do Galo Gigante. As equipes são separadas em "blocos".
"Temos um pessoal da engrenagem que trabalha na estrutura, que é a parte de solda, parte de contrapeso, guindaste, é um grupo gigante. Temos o grupo das cooperativas, que está costurando flores para um jardim aos pés do galo. Tem um pessoal fazendo o miolo das flores com tecnologia que eles desenvolvem. É uma possibilidade de englobar muitas pessoas, porque quando você sai um projeto como o galo, sai com um 'know-how', com memória afetiva. Sai com um legado para construir para outras pessoas", declarou.
Imagem do Galo Gigante no carnaval de 2025 foi apresentada em coletiva de imprensa no Recife
Divulgação
Trajetória
A nomeação de Leopoldo para criar a escultura trouxe uma identidade visual própria ao galo, com linhas expressivas e traços marcantes, características do trabalho que ele desenvolve em diversas linguagens artísticas.
O Galo Gigante passou sete anos sob a tutela do artista plástico Sávio Araújo, que, nesse período, imprimiu identidade própria à alegoria. Em 2016, ele deixou o projeto. Nos dois anos seguintes, a aparência do gigante virou alvo de memes nas redes sociais e se instaurou a polêmica anual de "será que o Galo vai ser bonito?".
Em 2019, foi a vez de Leopoldo e Germana assumirem o projeto. A primeira versão feita por eles homenageou os artesãos do polo de confecções do Agreste pernambucano, e recebeu muitos elogios.
Desde então, segundo Germana Xavier, o Galo Gigante passou por aprimoramentos. Em 2019, foi feita uma adaptação estrutural para ajustar o design e melhorar a silhueta.
"A gente pegou a estrutura de ferro do galo de 2018 e sobrepôs o nosso desenho, como se estivéssemos lapidando uma escultura", explica Germana. "Era uma estrutura de 28 metros de altura e oito toneladas, exigindo conhecimento técnico e apoio de engenheiros", contou.
Confira as primeiras imagens do Galo Gigante do carnaval 2025 no Recife
Nos anos seguintes, cada edição trouxe novas melhorias. Neste ano, a estrutura ganhou elementos feitos com 20 mil garrafas PET, criando um efeito visual que se assemelha a uma espécie de tapeçaria (veja vídeo acima).
"Como cada cor tem um tamanho específico, precisamos ajustar o volume do galo para garantir que o resultado final fosse harmônico", detalha Germana.
A cada ano, o processo é revisado e aprimorado. Além da parte estrutural, há uma preocupação constante com a escolha dos materiais e com o impacto ambiental. “Neste ano, no desfile inteiro do Galo da Madrugada, será coletado e reaproveitado no projeto do próximo ano. Estamos sempre pensando em maneiras sustentáveis de construir”, afirma Leopoldo.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias