Prefeitura de SP planeja fazer mutirão de cirurgias de menor complexidade para reduzir fila
17/01/2025
Sistema vai funcionar em 31 unidades de saúde, como Hospitais Dia, Amas de especialidades, ambulatórios de especialidades e Hospitais Municipais. O agendamento deve ser feito na própria unidade. Prefeito Ricardo Nunes (MDB)
Reprodução/TV Globo
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou nesta sexta-feira (17) que a gestão municipal de São Paulo planeja fazer um mutirão de cirurgias de menor complexidade para tentar reduzir a fila de espera na rede pública.
Atualmente, 36 mil pacientes aguardam por uma cirurgia de baixa ou média complexidade na capital. A gestão afirmou que a meta é fazer cerca de 15 mil procedimentos nos próximos 100 dias e zerar a fila em até cinco meses.
O anúncio foi feito pelo prefeito durante uma agenda no Hospital Dia Cidade Ademar, na Zona Sul. O mutirão funcionará em 31 unidades de saúde, todos os dias.
Ainda de acordo com a prefeitura, o mutirão vai ser realizado nos Hospitais Dia, nas Amas de especialidades, nos ambulatórios de especialidades e nos hospitais municipais. O agendamento deverá ser feito diretamente nas unidades.
São consideradas cirurgias de baixa complexidade a retirada de cistos, nódulos, pintas, verrugas ou drenagem de abcessos, entre outros procedimentos.