Filhote de suçuarana resgatada, Rita não voltará à natureza, e Bosque de Ribeirão Preto será sua nova casa
18/01/2025
Especialista do Cetras explica que por ter sido cuidada desde cedo por humanos, ela pode buscar por pessoas na natureza, o que a colocaria em risco. Suçuarana Rita se prepara para conviver com a onça Chiara no Bosque de Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Rita, a filhote de suçuarana resgatada sozinha em um canavial em Santa Rita do Passa Quatro (SP) em novembro de 2024, deverá permanecer no Bosque de Ribeirão Preto (SP), onde é cuidada.
Por causa dos cuidados, a oncinha se acostumou à presença de pessoas. Segundo Alexandre Gouvêia, zootecnista do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), o comportamento pode fazer o animal buscar humanos pela natureza, colocando moradores e ela própria em risco.
Siga o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Com quase quatro meses de idade, Rita já recebe alimentação sólida. Segundo Gouvêia, o desafio agora é fazer a transição para o local onde ela vai morar e adaptá-la à presença de uma companheira, a onça-parda Chiara.
"O objetivo do Cetras sempre é recuperar, reabilitar e soltar. Nesse caso, fica praticamente impossível fazer a soltura porque ela está sob cuidados humanos intensos desde muito nova. Ela vai procurar pessoas, então imagina se nós a soltássemos na mata de Santa Rita do Passa Quatro, ela poderia sair da mata e buscar o som de pessoas, porque ela sempre foi cuidada por pessoas e isso seria um desserviço. A tendência de ficar em zoológico em Ribeirão Preto, temos que fazer o pareamento de animais, então como a Chiara está sozinha, ela vai fazer companhia", diz.
Onça resgatada na região pode ser visitada no Bosque de Ribeirão Preto
LEIA MAIS:
Animais silvestres queimados por incêndios na região de Ribeirão Preto podem não voltar para habitats naturais
Filhotes de raposa e tamanduá são resgatados com queimaduras de incêndio e passam por tratamento em Ribeirão Preto, SP
Agricultores de SP relatam prejuízos com invasão de lebres após incêndios: 'nunca tivemos tanto ataque'
O animal foi encontrado próximo a uma plantação de cana-de-açúcar em Santa Rita do Passa Quatro, na região de São Carlos (SP), em 4 de novembro, depois que algumas pessoas a avistaram e chamaram a Polícia Militar Ambiental. O filhote estava em uma área rural com atividade agrícola intensa, longe da área de mata.
Filhote de onça suçuarana é resgatada e recebe cuidados em Ribeirão Preto (SP)
Polícia Militar Ambiental
No Cetras, Rita passou por uma estabilização de temperatura e recebeu cuidados 24 horas por dia, com amamentação e uma bateria de exames. Dois meses depois, o trabalho da equipe se reflete na disposição da onça, que tem duas refeições ao dia, quando é alimentada com coração de boi e pescoço de frango.
"Ela tá na fase de gastar energia. Ela chegou muito pequena, com mamadeira e cuidados enérgicos. Suprir as necessidades energéticas de uma onça não é fácil, ela precisa de muita energia para a sobrevivência, muito cálcio. Leite de onça é diferente do leite de vaca, é preciso atingir a composição nutricional 24 horas por dia", diz.
Agora, o próximo passo é trabalhar na adaptação com a companheira Chiara, o que não é um processo simples e demanda várias etapas, como troca de cheiros, encontro sem interação, até que finalmente possam conviver.
"Não podemos deixar ela no recinto e simplesmente soltá-la com a Chiara, que é o próximo passo. O pareamento tem um processo que vai demorar um tempo. Ela está ao lado do recinto que vai ficar, não 24 horas. Vamos acompanhá-la de manhã, à tarde, para ela sentir o cheiro de onde ela vai ficar, ouvir o som da visita, porque é onde vai ser a casa dela. Depois ela vai mudar pra casa ao lado onde a Chiara vai ser a companheira dela, mas com muito cuidado e técnica. Elas já estão se conhecendo pelo cheiro e pelo som. Depois, elas vão se conhecer uma vendo a outra, mas separadas", explica.
A oncinha Rita vai viver no Bosque de Ribeirão Preto com a onça Chiara
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região