Ainda cardeal, Robert Prevost criticou política anti-imigração de Donald Trump
08/05/2025
(Foto: Reprodução) O presidente dos Estados Unidos comemorou a eleição de Leão XIV. Novo papa já criticou política anti-imigração de Trump
O presidente dos Estados Unidos comemorou a eleição de Leão XIV. Ainda cardeal, Robert Prevost criticou a política anti-imigração de Donald Trump.
Pouco depois da divulgação do nome do novo papa, o presidente Donald Trump apareceu de surpresa do lado de fora da Casa Branca e falou sobre o primeiro pontífice americano:
“Estava assistindo quando disseram que ele era dos Estados Unidos e falei: ‘Que ótimo’".
Mais cedo, em uma rede social, o presidente tinha escrito:
“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma honra ter o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Quero me encontrar com Leão XIV. Será um momento muito significativo”.
Quem é o novo papa? Conheça Robert Francis Prevost, o Leão XIV, sucessor de Francisco
A nacionalidade em comum entre o novo papa e Trump não significa, necessariamente, proximidade de ideais. O cardeal Prevost já publicou conteúdos com críticas à política de imigração do governo de Donald Trump nas redes sociais.
Em fevereiro, compartilhou um artigo de uma revista digital jesuíta com título: “A carta do Papa Francisco, o ‘Ordo Amoris’ de J.D. Vance e o que o evangelho pede a todos nós diante da imigração”. A expressão em latim “Ordo Amoris” significa “ordem do amor" e o texto sugere uma política imigratória mais solidária. Imigrantes da América Latina são o principal alvo das deportações promovidas por Trump.
Ainda cardeal, Robert Prevost criticou política anti-imigração de Donald Trump
Jornal Nacional/ Reprodução
O vice-presidente americano, J.D. Vance, foi o último líder mundial a se encontrar com o Papa Francisco. A professora de estudos católicos da Universidade de Iowa, Kristy Nabhan-Warren, disse que o encontro dos dois foi tenso e que o Papa Francisco teria dito a J.D. Vance que não gostava da política imigratória do governo americano. Ela destacou:
“Espero que esse papa, com sua posição de poder e autoridade, seja capaz de reconstruir o discurso do que significa ser cristão, o que significa cuidar, se preocupar, o que significa andar como Jesus”.
A professora lembrou que já no primeiro discurso, o Papa Leão XIV disse em italiano e espanhol que queria ser um construtor de ponte.
O arcebispo de Chicago, cidade natal do papa, também falou da postura inclusiva de Leão XIV. Larry Sullivan disse:
“O Papa Francisco se preocupava com os periféricos, os esquecidos e acredito que o Papa Leão XIV fará o mesmo, será a voz daqueles que não têm voz”.
Leia também
Leão XIII: quem foi e quais os marcos do seu papado
Quem foi Leão, primeiro papa a usar nome do novo líder da Igreja Católica
Leão XIV: veja o que pensa o novo papa sobre pena de morte, vice-presidente dos EUA, racismo e ordenação de mulheres
'Sou um filho de Santo Agostinho': Veja as primeiras palavras de Leão XIV como novo papa; discurso teve homenagem a Francisco